Revista O Grito!

Janelle Monáe é a melhor anfitriã em novo clipe, Electric Lady

Janelle arma uma festa e tanto em sua casa. O clipe é todo uma diver­são em uma casa muito esti­losa com con­vi­da­dos tão esti­lo­sos quanto. A sala vira uma pista de dança e con­ta­gia até quem está sen­tado assis­tindo ao clipe.

Cumplicidade e muito carinho em Promise, novo clipe da Tori Amos em dueto com a filha, Natashya

O cli­pes é sim­ples, mas exala afe­tu­o­si­dade. Mãe e filha estão em um quarto tro­cando con­fis­sões e mos­trando apoio mútuo. Natashya tem uma voz muito bonita e já sabe como enfren­tar uma câmera.

Chains, novo clipe do Nick Jonas, traz boa técnica e boa metáfora romântica

Apesar da música ser um pouco boba, o clipe nive­lou por cima e ofe­rece belas ima­gens de quem luta por um amor. No caso de Nick Jonas, essa luta é física e envolve até a polí­cia e bata­lhão de cho­que. Direção de foto­gra­fia do clipe tam­bém foi rea­li­zada com ins­pi­ra­ção e faz muita dife­rença no clipe. Chains é o pri­meiro sin­gle do seu pró­ximo tra­ba­lho solo, o ter­ceiro fora da banda que for­mava com os irmãos, Joe e Kevin, Jonas Brothers. Nick assina a dire­ção com Ryan Pallotta, que já diri­giu Demi Lovato e Ariana Grande.

Explosão visual kitsch no clipe de Katy Perry, This Is How We Do

O clipe faz uma ilus­tra­ção com exa­gero e gosto duvi­doso da letra da música. Além de citar mui­tas mar­cas — Chanel, Maseratti, La Super Rica etc -, Katy Perry faz um bê-a-bá da can­ção que só deu tra­ba­lho à equipe de dire­tor de arte. A cita­ção menos direta, mas ainda assim muito escan­ca­rada é o ves­tido de Yves Saint-Laurent que fez parte da famosa cole­ção ins­pi­rada em Piet Mondrian. O clipe ainda tem um retrato de Aretha Franklin e uma cover de Mariah Carey.

No final, This Is How We Do apa­renta ser um des­per­dí­cio de refe­rên­cias sem fun­ção além de ser ape­nas uma refe­rên­cia. Por outro lado, repre­senta per­fei­ta­mente o estilo da cantora.

Memória, passado e A Morte no novo clipe de Beck, Heart Is A Drum

Todo em preto e branco, o clipe conta como Beck se encon­tra com o pas­sado numa fan­ta­si­osa casa de campo. Personagens dife­ren­tes sur­gem mis­tu­rando pas­sado e pre­sente. A Morte está pre­sente como o fio con­du­tor dessa his­tó­ria repre­sen­tando a perda e a pas­sa­gem do tempo que a letra da música aborda.

Röyksopp e Robyn lançam primeiro clipe de parceria musical, Do It Again

O dire­tor Martin de Thurah já tinha feito o ótimo e assus­ta­dor What Else Is There? do Röyksopp e repe­ti­ram a par­ce­ria nesse pro­jeto espe­cial com a Robyn. Do It Again é uma cola­gem de his­tó­rias alter­na­das que com­par­ti­lham entre si sen­sa­ções de revolta. O clipe vai retra­tar uma mulher doente com difi­cul­dade de andar, homens revi­rando uma bibli­o­teca, uma comu­ni­dade reu­nida com uma agi­ta­ção imi­nente e homens e mulhe­res em fuga. Enquanto isso, a can­ção incen­tiva o ouvinte a insis­tir e não desis­tir. A foto­gra­fia em preto e branco é um des­ta­que das imagens.

Do It Again é um clipe que vai ganhar muito sen­tido ao longo do tempo. Esses pri­mei­ros momen­tos do clipe só per­mi­tem conhe­cer sua superfície.

VMA 2014: Beyoncé, Eminem e Ariana Grande lideram indicações da premiação

Desde que lan­çou o seu Visual Album no final de 2013, Beyoncé entrou para a lista de favo­ri­tos a todas as pre­mi­a­ções musi­cais de 2014. Ela tem 8 indi­ca­ções do VMA em cate­go­rias de votos popu­lar e voto pro­fis­si­o­nal. Tem o favo­ri­tismo para Vídeo do ano, Melhor Clipe Feminino, Vídeo com Mensagem Social e Melhor Coreografia. Outros artis­tas que se des­ta­cam nas indi­ca­ções são Ariana Grande, Iggy Azalea e Eminem.

A pre­mi­a­ção acon­tece em 24 de agosto na California e vai ser trans­mi­tido ao vivo para todas as emis­so­ras fili­ais do mundo. O VMA se con­so­li­dou como a última trin­cheira rele­vante de pre­mi­a­ção de vide­o­cli­pes depois de tan­tas mudan­ças sofri­das pela indús­tria fono­grá­fica nas últi­mas duas décadas.

vma14

Conheça mais os con­cor­ren­tes em cada categoria:

O Vídeo do Ano é sem­pre o prê­mio mais cobi­çado de toda a pre­mi­a­ção VMA. É a dis­puta para ser grande entre os gran­des. Não basta ser bom, tem que ser bem falado no ano que pas­sou. Drunk In Love da Beyoncé, Fancy da Iggy Azalea, Wrecking Ball da Miley Cyrus, Happy do Pharrell Williams e Chandelier da Sia são os cinco cli­pes que são os melho­res entre os melho­res. A vota­ção popu­lar vai dei­xar o prê­mio entre Beyoncé e Miley. Duas com­pe­ti­do­ras que deram o que falar no último ano.

Melhor Vídeo Pop tem tudo para ficar com a nova que­ri­di­nha do pop Ariana Grande com Problem. O vídeo tem par­ti­ci­pa­ção de Iggy Azalea (que con­corre com seu Fancy na mesma cate­go­ria) e é um dos melho­res dos indi­ca­dos. Avicii com Wake Me Up, Pharrell Williams com Happy e Jason Derulo com Talk Dirty com­ple­tam a lista de indicados.

Eminem deve levar para casa o prê­mio de Melhor Vídeo Hip-Hop com Berzerk. Kanye West, Childish Gambino e Wiz Khalifa con­cor­rem, mas não tive­ram o mesmo apelo popu­lar que Eminem. Drake pode ame­a­çar Eminem com o clipe de Hold On, mas é impro­vá­vel que con­siga vencer.

A cate­go­ria de Melhor Vídeo Rock é uma das mais equi­li­bra­das. Sucessos de público Royals da Lorde e Demons do Imagine Dragons estão na dian­teira, mas não estão muito à frente de Linkin Park (Until It’s Gone) e Arctic Monkey (Do I Wanna Know). Black Keys fez o ótimo Fever e tam­bém é um grande concorrente.

Melhor Vídeo Masculino tam­bém tem uma dis­puta acir­rada entre Eminem com Monster (que teve par­ti­ci­pa­ção de Rihanna), o que­ri­di­nho do momento Ed Sheeran com Sing (par­ti­ci­pa­ção de Pharrell) e o pró­prio Pharrell Williams com seu Happy. Sam Smith é a nova aposta e ainda pre­cisa de estrada para con­cor­rer em pé de igual­dade. John Legend não teve reper­cus­são à altura dos três primeiros.

O EDM (selo gene­ra­lista para música de pista de dança) ganhou uma cate­go­ria para reu­nir dife­ren­tes ver­ten­tes da música ele­trô­nica no Clubland Award. Summer do Calvin Harris tem a pre­fe­rên­cia do público por ser o mais conhe­cido den­tre os concorrentes. Zedd com Stay The Night conta com par­ti­ci­pa­ção de Hayley Williams do Paramore e Disclosure com o diver­tido Grab Her são os con­cor­ren­tes em ascen­são no mer­cado mun­dial. Dj Snake con­corre com Turn Down For What e Martin Garrix com Animals são os con­cor­ren­tes mais des­co­nhe­ci­dos e espe­cí­fi­cos do público da pista.

O fura­cão Bey con­corre na cate­go­ria Melhor Vïdeo Feminino com seu sexy Partiton (que con­corre em Melhor Coreografia tam­bém) e tem gran­des con­cor­ren­tes: Lorde com Royals, Ariana Grande com Problem, Katy Perry com Dark Horse e Iggy Azalea com Fancy. Beyoncé não vai dar chance para ninguém.

Categorias como Melhor Colaboração são dis­pu­ta­das com a mesma inten­si­dade que as prin­ci­pais. Aqui vemos uma repe­ti­ção das outras cate­go­rias: Ariana e Iggy em Problem, Beyoncé e Jay Z em Drunk In Love, Eminem e Rihanna em The Monster com os nova­tos Pitbull e Kesha em Timber e Chris Brown e Lil Wayne e Tyga em Loyal. O casal real Ms & Mrs Carter vai levar essa com certeza.Os novos artis­tas tam­bém ganham uma cate­go­ria para seus cli­pes. Em Artistas para Ficar de Olho, os meni­nos do 5 seconds of sum­mer tem a his­te­ria femi­nina a seu favor para con­cor­rer com She Looks So Perfect, Fifth Harmony vem com seu hino de mulher moderna Miss Movin On e o res­paldo do X Factor. Sam Smith vem com Stay With Me, Schoolboy Q con­corre com Man Of The Year e Charli XCX com Boom Clap. Dos cinco, cada um repre­senta um seg­mento da música. O resul­tado vai mos­trar qual deles tem a maior popularidade.

O prê­mio de Melhor Clipe com Mensagem Social tem boas dis­pu­tas, mas mais uma cate­go­ria tem a Beyoncé como des­ta­que e favo­rita com seu Pretty Hurts. Avicii com Hey Brother, David Guetta e Mikko Ekko com One Voice, Angel Haze e Sia com Battle Cry, J. Cole e TLC em Crooked Smile e Kelly Rowland com Dirty Laundry com­ple­tam a lista e ten­tam tirar o favo­ri­tismo da Beyoncé.

Com Laverne Cox e sorrisos sinceros, John Legend homenageia a diversidade beleza feminina no clipe de You & I

You & I (Nobody In The World) retrata a mulher comum, coti­di­ana em todo o esplen­dor de sua beleza — tam­bém comum. O que emo­ci­ona no clipe é a forma como são mos­tra­das em suas for­ças e tam­bém seus momen­tos de fra­queza. Os sor­ri­sos que encer­ram o clipe é o ponto emo­ci­o­nal mais alto, feito para des­car­re­gar toda a adre­na­lina do res­tante do clipe. Laverne Cox, atriz de Orange Is The New Black, é o nome mais conhe­cido do clipe por ser a pri­meira mulher tran­se­xual a ser indi­cada ao Emmy.

Fifth Harmony é mais uma cria de The X Factor americano a lançar clipe, BO$$

Fifth Harmony é um grupo de garo­tas que foi cri­ado pela pro­du­ção do pro­grama X Factor ame­ri­cano. Sua ver­são de Impossible alçou as garo­tas para o estre­lato antes mesmo do pro­grama aca­bar (elas ter­mi­na­ram o pro­grama na ter­ceira colocação).

O clipe de BO$$ é fre­né­tico demais em sua edi­ção. Dá para notar uma certa falta de con­trole nos cor­tes das cenas, por­que já na metade do clipe a troca cons­tante se torna um incon­ve­ni­ente. Outro aspecto que pre­ju­dica é a ausên­cia de uma can­tora líder na música. Perde-se os talen­tos indi­vi­du­ais por har­mo­nias vocais que são mais do mesmo.

Alex & Sierra: os vencedores da última edição do X Factor americano lançam primeiro clipe, Scarecrow

Eles con­quis­ta­ram a audi­ên­cia com um punhado de momen­tos fofos do casal e muito carisma. O casal se tor­nou um sucesso no rea­lity show pela inter­pre­ta­ção apai­xo­nada e ver­da­deira, segundo os fãs. Scarecrow cum­pre bem a fun­ção de apre­sen­tar a sono­ri­dade da dupla. O clipe apre­senta bem o visual deles e traz à música um des­fe­cho que não está pre­sente na letra.