Revista O Grito!

Jazz Metal — Por Paulo Floro

3ªs Jornadas Internacionais de Quadrinhos em São Paulo traz Paul Gravett e recorde de lançamentos

jornadas

Começa nesta terça (18) as 3ªs Jornadas Internacionais das Histórias em Quadrinhos, o maior congresso científico sobre HQs, que acontece na Escola de Comunicação e Artes, da USP. Entre os convidados desta edição estão Ian Gordon, autor de Film and Comic Books e Paul Gravett, um dos estudiosos mais conhecidos da área, autor de 1001 Comics You Must Read Before You Die.

Gravett fará a palestra de abertura do Jornadas nesta terça (18). O inglês escreve sobre HQs desde os anos 1980 e foi responsável por divulgar produções de outros mercados, como Egito, África do Sul e Japão. Os amigos Érico Assis e Ramon Vitral fizeram ótimas entrevistas com Gravett sobre o panorama dos quadrinhos e a expectativa por essa visita ao Brasil.

Este ano vou participar das Jornadas Internacionais pela primeira vez. Vou apresentar o trabalho Identidade e Memória Sertaneja nos Quadrinhos Brasileiros, dentro da seção Quadrinhos, História e Cultura coordenado pela professora Sônia Bibe Luyten. No artigo eu discuto a importância das obras Bando de Dois, de Danilo Beyruth e Estórias Gerais, de Wellington Srbek e Flavio Colin para um novo entendimento das questões do Semi-árido brasileiro.

O evento está cheio de trabalhos interessantes e será impossível acompanhar tudo. Aqui a programação completa.

O evento deste ano também terá um recorde do número de lançamentos de livros teóricos de HQs, com destaque para O Sistema dos Quadrinhos (Marsupial Editora), do francês Thierry Groensteen, considerado um clássico da área

Quadrinhistas brasileiros e a maioridade penal

Imagem_Redu_o_da_Maioridade_penal
Uma das tiras de Dahmer sobre o tema.

Os quadrinhistas brasileiros têm sido vozes importantes contra o retrocesso representado pela redução da maioridade penal. A PEC 171 passou em votação de primeiro turno na Câmara dos Deputados nessa quarta (1º) através de uma manobra regimental do presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB). Um dia antes, a proposta tinha sido rejeitada pelo plenário.

Nomes como Laerte, Angeli e Jean estão usando a grande mídia para chamar atenção para o tema e o quanto isto vai prejudicar a juventude brasileira – em especial os mais pobres e negros. Outros nomes como André Dahmer consegue bastante repercussão na interwebz com trabalhos tão tristes quanto chocantes. Fizemos uma seleção de autores que estão opinando sobre a maioridade penal. O post vai ser atualizado com novas produções em breve. Conhece alguma charge/tira legal para compartilhar? Diz aí nos comentários.

galvao
A charge de João Montanaro, publicada na Folha de S. Paulo, viralizou esta semana.

bennet
Bennet, chargista da Folha de S. Paulo, tem feito diversos trabalhos contra o retrocesso da redução da maioridade.

angeli
Angeli, na Folha de S. Paulo.

nani2
Nani.

laerte
Laerte, uma das mais vozes mais ativas sobre o assunto. Aqui na coluna Laertevisão, na Folha.

laerte2

laerte_maioridade_penal

laerte1

laerte5
As tiras acima foram publicadas na Folha de S. Paulo entre o final do ano passado e o começo deste ano. Daria para fazer um post apenas com o trabalho da quadrinhista sobre o assunto.

angeli3

Angeli tem produzido charges para a Folha de S. Paulo sobre o assunto desde 2013, como esta acima.

Erramos: Uma versão anterior deste post creditava a Jean Galvão uma tira de João Montanaro. Pedimos desculpas pela mancada.

Turma da Mônica – Lições, dos irmãos Cafaggi, tem preview divulgado

licoes

A HQ Turma da Mônica – Lições, dos irmãos Vitor e Lu Cafaggi, teve o preview divulgado. A obra é mais um volume da bem-sucedida coleção Graphic MSP, onde autores brasileiros criam trabalhos autorais a partir de personagens icônicos de Maurício de Sousa.

As imagens foram divulgadas pelo editor Sidney Gusman em um evento no Facebook. A obra é uma continuação de Turma da Mônica – Laços, de 2013. A obra traz a delicadeza no traço e no roteiro típico do estilo dos Cafaggi.

A história mostra o relacionamento dos personagens da Turma. Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão cometem um erro grave na escola. Agora, terão que encarar as consequências.

A obra está em pré-venda. Tem 80 páginas e custa R$ 31,90 (capa dura) e R$ 21,90 (brochura).

monica1

monica2

monica3

monica4

monica5

monica6

monica7

monica8

monica9

A capa de “Desengano”, nova HQ de Camilo Solano

desengano

O quadrinista Camilo Solano divulgou a capa de sua nova HQ, Desengano. Ele aproveitou o mote de suas pré-indicações no Troféu HQ Mix para soltar esse teaser. Ele foi indicado nas categorias melhor novo talento roteirista e novo talento desenhista.

“A alegria foi tanta da pré-indicação ao HQ Mix que resolvi divulgar a capa de Desengano que logo será lançado. Acho que essa é a capa mais minimalista que já fiz”, escreveu em seu blog.

Solano é autor de Inspiração – Deixa entrar Sol nesse porão, uma das ótimas surpresas que tive no FIQ de 2013. No ano passado ele lançou Captar, ao lado de Thobias Daneluz.

O novo livro, Desengano, sai ainda este ano.

Capa da última edição de Sandman: Overture é divulgada por Neil Gaiman

sandman

Um dos lançamentos mais aguardados da Vertigo – a volta de Sandman – sofreu desde o início com diversos atrasos. Anunciado ainda em 2012, a minissérie Sandman – Overture traz o criador Neil Gaiman e o desenhista J.H. Williams III de volta ao universo de Lorde Morpheus e companhia. A ideia era que a HQ fosse bimestral.

A primeira edição saiu em outubro de 2013 e a edição seis, que encerra a trama, sairá apenas em setembro deste ano. Neil Gaiman divulgou a capa da revista pelo Twitter. Em novembro sai a versão encadernada em capa dura. Ainda não há prazo para chegada ao Brasil.

Página 0 de 323

Jazz Metal é um blog da Revista O Grito!. Todos os direitos reservados. © 2013–2015