EXPLORAÇÃO DE UM UNIVERSO PARTICULAR
Autores ligados aos quadrinhos nacionais dirigem Lourenço Mutarelli em uma HQ que se destaca pela experimentação

Por Paulo Floro
Editor da Revista O Grito!

Um homem está sozinho em seu apartamento. De repente, coloca um uniforme de astronauta. Em seguida, ele inicia uma exploração daquele universo particular, em órbita, explorando a sala e a cozinha. Esse homem é Mutarelli. A obra em que aparece essa narrativa curiosa é O Astronauta – Ou Livre Associação de Um Homem no Espaço que a Zarabatana acaba de colocar nas livrarias.

» Anteriormente: Perfil de Mutarelli: a volta do artista às HQs

O livro é feito por jovens autores do quadrinho independente nacional a partir de um texto de Lourenço Mutarelli. O escritor e quadrinhista, autor de Transubstanciação e Cheiro do Ralo, foi fotografado por Flávio Moraes e em seguida transformado em desenho. A HQ demorou cinco anos para ficar pronta e ganhou fomento do ProAc (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo) para sair.

Trata-se de um dos mais interessantes trabalhos nas HQs nacionais esse ano. Primeiro pela ousadia experimental. Apesar do realismo do desenho, que chega a lembrar uma fotonovela, tudo leva o leitor se ligar ao mundo subjetivo do texto. A estrutura lembra uma poesia, com tempo curto de leitura e pouca preocupação com narrativa convencional.

A cada página, enormes painéis domésticos dão a Mutarelli a metáfora perfeita para descrever esse desligamento da realidade sem sair de dentro de casa. O tamanho das páginas (23 x 31 cm) ajudam a captar essa ideia de dimensão, de exploração. Quem fez o projeto gráfico foi Olavo Costa, nome promissor ligado ao grupo indie O Contínuo, que lança uma revista homônima desde 2005.

O texto de Mutarelli mistura diversas referências, uma livre associação de ideias, como história mundial, religião, ciência, astronomia. Lembra a experiência infantil de vestir uma fantasia e emular um outro universo enquanto brinca com bonecos e naves. Mutarelli foi essa criança dirigido pelo trio Moraes, Saiki e Costa. O tamanho da HQ, de apenas 52 páginas, talvez não justifique o preço de R$ 52, mas O Astronauta merecia um álbum apenas para si. Uma história que mostra como os quadrinhos nacionais podem se firmar pela experimentação.

O ASTRONAUTA
Lourenço Mutarelli, Flávio Moraes, Fernando Saiko e Olavo Costa
[Zarabatana Books, 52 págs, R$ 33]

NOTA: 9,0

VEJA ALGUMAS PÁGINAS DA HQ

Comentários

Ou comente por aqui: