Rafaella Soares
Da Revista O Grito!, no Recife

A Caixa Econômica Federal entrega, nesta terça-feira (15), às 20h, um novo espaço de exposições, shows, teatro, cinema e todas as manifestações de arte e cultura: a CAIXA Cultural Recife. Para marcar a abertura do novo espaço, será inaugurada, a partir das 21h, a exposição “Segredos”, do artista plástico goiano Siron Franco.

Situada na Praça do Marco Zero, no bairro do Recife Antigo, a CAIXA Cultural Recife está instalada em edifício histórico que já serviu a grandes instituições financeiras, ao longo de sua existência, mas que foi totalmente restaurado e inteiramente adaptado à nova função.

A exposição “Segredos” tem o poder de provocar reflexões em seus interlocutores. A mostra foi exibida no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, durante o ano passado, quando foi visitada por mais de 100 mil pessoas. “Segredos” evoca um mistério, que pode conter tudo, desde fatos não revelados a simples ironias cáusticas do dia-a-dia.

Assim é a exposição. O segredo da criação se apresenta tanto na ideia que dá origem à produção quanto em tudo aquilo que, na existência do artista, evoca algo misterioso. Siron mira, principalmente, nos segredos que encobrem o Sagrado: o mistério da vida, da criação, da oração e da intuição. Tudo isso captado no cotidiano, às vezes absurdo, que o olhar desatento pode designar como algo banal.

Siron Franco (foto acima) é um artista muito ligado às questões sociais. Exemplo disso foi sua atuação quando do acidente com o Césio 37, elemento radioativo que causou grandes danos de saúde a pessoas pobres de Goiânia. O artista pintou série intitulada “Césio”, atuando contra o descaso das autoridades diante do desamparo dos cidadãos. Os povos indígenas também foram tema de um memorial feito por Siron, em respeito e homenagem ao contínuo massacre dessas populações. A devastação da natureza também é um de seus motivos, denunciando a caça e a matança de animais.

Serviço:
Inauguração da CAIXA Cultural Recife e Exposição “Segredos” – Siron Franco
Data: 15 de maio de 2012 (terça-feira)
Hora: 20h
Local: CAIXA Cultural Recife
Endereço: Avenida Alfredo Lisboa nº 505 – Praça do Marco Zero – Bairro do Recife Antigo – Recife (PE)
Telefone: (81) 3425-1906
Abertura da exposição: 15 de maio de 2012 às 21h (para convidados)
Visitação: de 16 de maio a 1 de julho de 2012
Entrada: Franca
Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 20h – domingo, das 10h às 18h

Comentários

Ou comente por aqui: