Com mais de 20 anos de experiência, a fotógrafa Kátia Arantes teve uma ideia inusitada: ambientar super-heróis dos quadrinhos em pontos turísticos da cidade de São Paulo.

O mais interessante é que ela não lançou mão de qualquer tipo de recurso digital. As fotos foram tiradas com bonecos dos personagens posicionados no cenário e o uso de uma lente grande angular. Como resultado, o Homem-Aranha pendura-se na Estação da Luz, Hulk posa na frente do edifício Copan e o Homem de Ferro visita a ponte sobre o rio Pinheiros.

Ao todo, são 18 painéis de 60 x 90 cm que estarão expostos no Centro Cultural São Paulo de 11 de setembro a 28 de outubro. A entrada é franca.

Heróis Urbanos ganhou uma prévia em junho, durante a SP Con. Junto à amostra do CCSP, um vídeo apresenta o making of da produção dos painéis.

Neste mês, a Gibiteca Henfil (instalada no Centro Cultural) abre espaço também para uma série de debates sobre quadrinhos. Os encontros acontecem nos dias 5, 6, 12, 19 e 26, sempre às 20h, com a presença da quadrinista Cynthia B, do arquiteto e urbanista Rodrigo Okuyama, do jornalista Marcio Sno, do publicitário e ilustrador Fábio Coala, e do roteirista e escritor Lourenço Mutarelli.

O Centro Cultural São Paulo fica na Rua Vergueiro, 1000, ao lado da estação Vergueiro do metrô.